DRM PT

BE quer resolver problema do DRM com Projecto de Lei

Símbolo do movimento Authors Against DRM
Readers' Bill of Rights

O Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um Projecto de Lei que, se for aprovado, resolve os problemas do DRM.

Editado: Acrescenta-se que o PCP apresentou um projecto de lei sobre a mesma temática e que ambos vão ser debatidos no Parlamento no próximo dia 12 de Junho (quarta-feira) devendo ser votados no dia 14 de Junho (sexta-feira).

A situação actual, que se mantém há nove anos, permite que os detentores de direitos proíbam as utilizações livres do Código de Direito de Autor e Direitos Conexos, a que os cidadãos têm direito.

Alguns exemplos de como o DRM tem sido e continua a ser prejudicial aos cidadãos:

Mas estas acções só são proibidas porque a lei não permite a neutralização do DRM pelo consumidor, mesmo que os fins sejam legais.

Símbolo do movimento Readers Against DRM
Readers' Bill of Rights

Se o cidadão quiser fazer alguma das acções descritas acima, tem de ir à IGAC pedir os meios para as fazer. Mas a IGAC não tem, nem nunca teve esses meios e, portanto, não os dá aos cidadãos. Mesmo que a IGAC tivesse e desse estes meios aos cidadãos, isso significaria que o consumidor compraria um livro digital e em vez de, em dois minutos, o converter para o seu dispositivo de leitura teria de fazer um pedido à IGAC e teria de esperar que a IGAC lhe desse os meios para fazer essa conversão para poder ler o livro, o que demoraria, no mínimo, dias. Ora, isto não faz sentido.

O Projecto de Lei do BE vem resolver este problema. O DRM continua a estar protegido, no caso de acções ilegais, mas não quando os consumidores quiserem fazer uma acção legal.

Os consumidores esperam poder usar os conteúdos que compram onde quiserem. Mas isto só acontecerá se este projecto de lei for aprovado:

People are getting used to seamless services: anything, anywhere, on any device. They expect that from “old” media too. – Nellie Kroes, Vice-Presidente para a Digital Agenda da Comissão Europeia

Símbolo do movimento Librarians Against DRM
Readers' Bill of Rights

Um outro ponto crucial neste projecto de lei é a protecção das obras em domínio público, ou seja, de obras de autores que morreram há mais de 70 anos e que já não têm direitos patrimoniais. O projecto de lei vem clarificar a não permissão de colocar DRM nestas obras. A colocação de DRM em obras em domínio público limita a utilização das mesmas, impedindo a preservação das obras digitais pelas bibliotecas e arquivos.

É importante apelar aos srs. Deputados para aprovarem estes Projectos de Lei. A ANSOL criou uma lista para ser mais fácil contactar os srs. Deputados, que podem ver aqui.